ENTENDA O QUE É O AUXÍLIO-ACIDENTE E A INDENIZAÇÃO PAGA PELO INSS EM CASOS DE SEQUELAS PERMANENTES
top of page
Buscar
  • Foto do escritorEmerson Ramalho

ENTENDA O QUE É O AUXÍLIO-ACIDENTE E A INDENIZAÇÃO PAGA PELO INSS EM CASOS DE SEQUELAS PERMANENTES

Atualizado: 13 de jun. de 2023

O auxílio-acidente é um benefício previdenciário pago pelo INSS ao trabalhador que sofreu um acidente de trabalho ou desenvolveu uma doença ocupacional que causou sequelas permanentes. Esse benefício tem caráter indenizatório e visa compensar a redução da capacidade de trabalho do segurado, não impedindo que ele continue trabalhando.

A indenização paga pelo INSS na data subsequente à cessação do auxílio-doença é outra forma de compensação para o trabalhador que sofreu um acidente de trabalho ou desenvolveu uma doença relacionada ao trabalho, inclusive nos casos de trajeto de ida e vinda para o trabalho. Essa indenização é devida quando o segurado recebeu o auxílio-doença, mas, ao final do período de recebimento desse benefício, foi constatada a existência de sequelas que reduzem sua capacidade de trabalho. Nesse caso, o trabalhador pode requerer a indenização em questão.



Vale lembrar que, para ter direito a esses benefícios, é necessário cumprir alguns requisitos, como estar filiado ao INSS, ter qualidade de segurado e comprovar que a doença ou acidente foi causado pelo trabalho. Além disso, é importante ressaltar que a concessão desses benefícios está sujeita à avaliação médica e perícia do INSS.

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page