O QUE FAZER APÓS UM ACIDENTE DE TRABALHO: 6 ATITUDES QUE TODO EMPREGADOR DEVE TOMAR
top of page
Buscar
  • Foto do escritorEmerson Ramalho

O QUE FAZER APÓS UM ACIDENTE DE TRABALHO: 6 ATITUDES QUE TODO EMPREGADOR DEVE TOMAR

Atualizado: 13 de jun. de 2023

Um acidente de trabalho pode ser um evento traumático e estressante para todos os envolvidos, incluindo o empregador. No entanto, é importante que o empregador tome medidas imediatas após o acidente para garantir a segurança do funcionário envolvido e prevenir futuros acidentes.

Aqui estão algumas atitudes que o empregador deve tomar após um acidente de trabalho dentro da empresa:

  1. Prestar assistência médica imediata: Se um funcionário sofreu lesões graves, é importante chamar imediatamente uma ambulância ou prestar assistência médica para garantir que o funcionário receba o tratamento necessário.

  2. Reportar o acidente: O empregador deve relatar o acidente às autoridades relevantes e aos órgãos de segurança e saúde no trabalho, conforme exigido por lei. O relatório deve incluir detalhes sobre o acidente e as medidas tomadas para prevenir futuros acidentes.

  3. Identificar a causa do acidente: É importante que o empregador conduza uma investigação detalhada para identificar a causa do acidente. Isso pode ajudar a prevenir futuros acidentes, corrigindo problemas ou falhas no sistema.

  4. Fornecer apoio emocional: O acidente pode ter um impacto emocional significativo no funcionário e nos colegas de trabalho. É importante que o empregador forneça apoio emocional e psicológico, incluindo aconselhamento e suporte para lidar com o trauma.

  5. Melhorar a segurança no local de trabalho: Com base na investigação do acidente, o empregador deve tomar medidas para melhorar a segurança no local de trabalho. Isso pode incluir a atualização de equipamentos de segurança, treinamento adicional para funcionários e a criação de políticas e procedimentos de segurança mais rigorosos.

  6. Garantir que o funcionário afetado receba suporte financeiro: Se o acidente resultar em perda de salário ou despesas médicas, o empregador deve garantir que o funcionário afetado receba o suporte financeiro necessário.

Tomar essas atitudes após um acidente de trabalho dentro da empresa pode ajudar a prevenir futuros acidentes e garantir a segurança dos funcionários. Além disso, mostrar preocupação com a saúde e bem-estar dos trabalhadores é fundamental para manter um bom relacionamento com eles e com a comunidade em geral.


3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page