SISTEMA SABI
top of page
Buscar
  • Foto do escritorEmerson Ramalho

SISTEMA SABI

Atualizado: 13 de jun. de 2023

O QUE É O LAUDO SABI (INSS)?


O Laudo SABI é um documento elaborado por peritos médicos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que avalia a incapacidade do segurado e é utilizado como base para a concessão ou pro


rrogação de benefícios por incapacidade, como o auxílio-doença e a aposentadoria por invalidez. O laudo contém informações detalhadas sobre a saúde do segurado, como o histórico médico, exames realizados e a conclusão do perito médico sobre a incapacidade.

O Laudo SABI é um documento importante para o segurado, pois é a base para a concessão ou prorrogação do benefício por incapacidade. Portanto, é fundamental que o segurado esteja preparado para a perícia médica, apresentando toda a documentação médica necessária e fornecendo informações precisas ao perito médico durante a avaliação.



O QUE É SISTEMA SABI NO INSS?


O Sistema de Administração de Benefício por Incapacidade (SABI) é uma plataforma desenvolvida pelo governo brasileiro para facilitar a gestão dos benefícios por incapacidade, como auxílio-doença e aposentadoria por invalidez. Através do SABI, é possível realizar o agendamento de perícias médicas, consultar informações sobre o benefício e enviar documentos necessários para a concessão ou prorrogação do auxílio. O sistema tem como objetivo garantir mais eficiência e transparência na administração dos benefícios por incapacidade, tornando o processo mais rápido e menos burocrático para os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).


COMO FUNCIONA A EMISÃO DO LAUDO SABI?


O processo para obtenção do Laudo SABI é iniciado pelo próprio segurado, que deve agendar uma perícia médica através do Sistema de Administração de Benefício por Incapacidade (SABI). Na data e horário agendados, o segurado deve comparecer à agência do INSS com toda a documentação médica relevante, como exames, atestados e receitas médicas. Durante a perícia médica, o perito avalia o estado de saúde do segurado e emite o Laudo SABI com as informações coletadas.

8 visualizações0 comentário
bottom of page